O Que é Uma Constituição Rígida

Table of Contents [Show]
    O Que é Uma Constituição Rígida

    O Que é Uma Constituição Rígida Video


    O Que é Uma Constituição Rígida

    Uma constituição rígida é aquela que exige um procedimento especial para sua modificação. Esse procedimento é mais rigoroso do que o processo legislativo comum, que é utilizado para a elaboração de leis ordinárias.

    A rigidez constitucional tem como objetivo proteger os princípios fundamentais e as garantias constitucionais. Ela impede que alterações sejam feitas de forma fácil e rápida, evitando que interesses passageiros ou conjunturais prevaleçam sobre os valores essenciais do Estado.

    Uma constituição rígida apresenta as seguintes características:

    A Constituição brasileira de 1988 é uma constituição rígida. Ela exige que as emendas constitucionais sejam aprovadas por, no mínimo, três quintos dos votos dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em dois turnos de votação. Além disso, a Constituição brasileira de 1988 estabelece uma cláusula pétrea que proíbe a alteração do sistema federativo, do voto direto, secreto, universal e periódico e da separação dos Poderes.

    A rigidez constitucional é um importante mecanismo para a proteção dos direitos fundamentais e da democracia. Ela garante que as normas constitucionais, que representam os valores essenciais do Estado, sejam preservadas, mesmo em momentos de crise ou de mudanças políticas.

    Direito Desenhado

    O Que é Uma Constituição Rígida

    Source: Classificação das Constituições ...

    SlidePlayer

    O Que é Uma Constituição Rígida

    Source: slideplayer.com.br

    O Que é Uma Constituição Rígida.

    O Que é Uma Constituição Rígida,



    See Also

    Postar um comentário

    0 Comentários