Tecido Conjuntivo Denso Não Modulado

Table of Contents [Show]

    Tecido Conjuntivo Denso Não Modulado Referências em vídeo

    Definição

    O tecido conjuntivo denso não modelado é um tipo de tecido conjuntivo que se caracteriza por apresentar uma grande quantidade de fibras colágenas, dispostas em diferentes direções. Essa estrutura confere ao tecido uma grande resistência à tração, permitindo que ele suporte forças mecânicas de diferentes magnitudes e direções.

    Células

    As células mais abundantes no tecido conjuntivo denso não modelado são os fibroblastos, que são responsáveis pela síntese das fibras colágenas. Também são encontrados fibrócitos, macrófagos, mastócitos e células plasmáticas.

    Matriz Extracelular

    A matriz extracelular do tecido conjuntivo denso não modelado é composta principalmente por fibras colágenas, que são responsáveis pela resistência do tecido. Também estão presentes fibras reticulares, que fornecem suporte aos vasos sanguíneos e linfáticos, e fibras elásticas, que conferem elasticidade ao tecido.

    Localização

    O tecido conjuntivo denso não modelado é encontrado em locais onde é necessária uma grande resistência à tração, como:

    * Cápsulas e paredes de órgãos
    * Derme da pele
    * Ligamentos
    * Tendões
    * Aponeuroses

    Funções

    As principais funções do tecido conjuntivo denso não modelado são:

    * Suporte
    * Proteção
    * Resistência à tração
    * Ligação entre tecidos

    Conclusão

    O tecido conjuntivo denso não modelado é um tecido importante que fornece suporte e proteção aos tecidos do corpo. Sua estrutura e composição permitem que ele suporte forças mecânicas de diferentes magnitudes e direções.

    See Also

    Postar um comentário

    0 Comentários