Tecido Conjuntivo Denso Não Modelado

Table of Contents [Show]

    Tecido Conjuntivo Denso Não Modelado Referências em vídeo

    Definição

    O tecido conjuntivo denso não modelado é um tipo de tecido conjuntivo que possui uma grande quantidade de fibras colágenas dispostas de forma aleatória, formando uma rede tridimensional resistente à distensão em todas as direções.

    Células

    As células mais abundantes do tecido conjuntivo denso não modelado são os fibroblastos, que produzem as fibras colágenas. Também estão presentes os macrófagos, que atuam na defesa do organismo, e os mastócitos, que produzem histamina e outras substâncias envolvidas nas respostas alérgicas.

    Fibras

    As fibras colágenas são as principais componentes do tecido conjuntivo denso não modelado. São fibras longas, finas e flexíveis, que são produzidas pelos fibroblastos. As fibras colágenas são responsáveis pela resistência à distensão do tecido.

    Matriz extracelular

    A matriz extracelular do tecido conjuntivo denso não modelado é composta principalmente de fibras colágenas, além de glicoproteínas, proteoglicanos e água.

    Funções

    O tecido conjuntivo denso não modelado é responsável por fornecer resistência e proteção aos tecidos. É encontrado em locais onde é necessário suportar grandes forças, como na derme da pele, nas cápsulas dos órgãos e nos ligamentos.

    Alguns exemplos de locais onde é encontrado o tecido conjuntivo denso não modelado são:

    * Derme da pele
    * Cápsulas dos órgãos
    * Ligamentos
    * Tendões
    * Aponeuroses
    * Cartilagens

    O tecido conjuntivo denso não modelado é um tipo de tecido conjuntivo que possui uma grande quantidade de fibras colágenas dispostas de forma aleatória. É responsável por fornecer resistência e proteção aos tecidos.

    See Also

    Postar um comentário

    0 Comentários