Prefeitura De Santos Iptu 2023

Table of Contents [Show]

    Prefeitura De Santos Iptu 2023 vídeos

    O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto cobrado pelos municípios sobre a propriedade imobiliária urbana. Em Santos, o IPTU é administrado pela Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin).

    O cálculo do IPTU de Santos é feito com base no valor venal do imóvel, que é definido pela Sefin. O valor venal é calculado com base em uma série de fatores, como a localização do imóvel, sua área construída, o número de pavimentos e a idade.

    O IPTU é cobrado em duas parcelas, sendo a primeira com vencimento no dia 3 de janeiro e a segunda com vencimento no dia 23 de janeiro. Também é possível parcelar o IPTU em até 12 vezes, com vencimentos mensais.

    A Prefeitura de Santos concede isenção e descontos no IPTU para algumas categorias de contribuintes. As principais isenções são para:

    * Imóveis residenciais de até 120 metros quadrados, ocupados pelo próprio proprietário;
    * Imóveis de entidades filantrópicas, religiosas e culturais;
    * Imóveis de instituições de ensino e pesquisa;
    * Imóveis de hospitais e unidades de saúde;
    * Imóveis de órgãos públicos.

    Os descontos no IPTU são concedidos para:

    * Aposentados e pensionistas, com desconto de 50%;
    * Contribuintes que pagam o IPTU à vista, com desconto de 4%;
    * Contribuintes que pagam o IPTU com cartão de crédito, com desconto de 3%.

    O valor do IPTU em Santos varia de acordo com o valor venal do imóvel. O valor venal é calculado pela Sefin e pode ser consultado no site da prefeitura.

    O IPTU de Santos vence em duas parcelas, sendo a primeira com vencimento no dia 3 de janeiro e a segunda com vencimento no dia 23 de janeiro. Também é possível parcelar o IPTU em até 12 vezes, com vencimentos mensais.

    A Prefeitura de Santos concede isenção do IPTU para algumas categorias de contribuintes. As principais isenções são para:

    * Imóveis residenciais de até 120 metros quadrados, ocupados pelo próprio proprietário;
    * Imóveis de entidades filantrópicas, religiosas e culturais;
    * Imóveis de instituições de ensino e pesquisa;
    * Imóveis de hospitais e unidades de saúde;
    * Imóveis de órgãos públicos.

    Para obter isenção ou desconto no IPTU, o contribuinte deve solicitar à Sefin. Os documentos necessários para a solicitação variam de acordo com o tipo de isenção ou desconto solicitado.

    O IPTU pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou pelo site da Prefeitura de Santos. O pagamento pode ser feito em dinheiro, cheque, cartão de crédito ou débito.

    Se o contribuinte não pagar o IPTU, ele ficará inadimplente e poderá ser multado. Além disso, o imóvel poderá ser penhorado para o pagamento do débito.

    Espero que esta discussão tenha sido útil para esclarecer as principais dúvidas sobre o IPTU em Santos.

    See Also

    Postar um comentário

    0 Comentários